sábado, 11 de julho de 2009

O prazer de Dançar...

A aprendizagem não só ocorre quando o aluno fica sentado e de preferência quieto, como muitos julgam, outros acreditam que quanto mais o aluno esteja envolvido só com os conteúdos e a fala do professor eles aprendem.
A nossa Escola vem desenvolvendo ao longo desses anos, diversas ações de aprendizagem e no ano de 2006, realizou um projeto que priorizasse as danças do nosso Estado e região, buscou a parceria de um Coreógrafo e Professor de dança, Marcos, do Grupo BALANÇART para despertar no(a) nosso(a) aluno(a) o prazer dos passos das danças que ainda não estavam incluídas no projeto: frevo, ciranda, coco, forró.
Apesar dos recursos ínfimos, os esforços já dão alguns resultados. Isto porque o trabalho desenvolvido, visava privilegiar não só os estilos mencionados, mas o prazer de estar na escola.
Ações como essas vem somar com o que é oposto a "disciplina" do ficar quieto, porque é preciso ver o aluno na sua totalidade como um ser único, ávidos por encontros mais interessantes com a escola e com seus professores.
Todos sabem que a educação deve ser global, voltada para inclusão de todas as áreas, e isso pressupõe a dança como ARTE. Elemento fundamental para se expressarem e contribuírem para minimizar os conflitos existentes dentro da escola, bem como ajudar no processo de ensino aprendizagem. E é a dança que dá esse tom colaborativo para diminuir as tensões que por ventura possam vir a existir.
Não importa o grau de escolaridade, deve-se priorizar a livre expressão do corpo. É um erro entender que movimentos perfeitos, tipo Ballet ou um padrão técnico imposto, gera a ARTE e assim deve-se entender. Pelo contrário internaliza a insegurança e a competitividade entre os alunos. Não que isso seja ruim, mas o objetivo principal é despertar o prazer de dançar.
Devemos entender a partir do pressuposto de que o movimento é uma forma de expressão e comunicação, objetivando torná-lo um cidadão crítico, participativo e responsável, capaz de expressar-se em variadas linguagens, desenvolvendo a auto-expressão e aprendendo a pensar em termos de movimento como prevê os PCNs. Foi a partir desse pensamento que o projeto implantado, trabalhou também o pensamento do aluno de que as danças melhores são as impostas pela Mídia, e assim resgatamos o gosto pela dança não só regional, mas acima de tudo o prazer de dançar e de estar na escola.
Hoje, já existe um grupo formado pelas alunas Janine, Ana Paula, Aparecida, Jamires que já desenvolvem qualquer coreografia quando solicitadas.
Tânia Maria Rabelo















Um comentário:

  1. A foto da mama africa esta reepresentando o pais da africa que cuida de seus filhos.
    Todas aquelas garotas,são as "GATAS" da 7-a.
    Beijos as alunas da 7-a:Geisse e bruna♥♥♥

    ResponderExcluir

seu comentário será analisado e posteriormente publicado.

Professor Umberto e as atividades de Matemática. Gestar II.

Professor Umberto e as atividades de Matemática. Gestar II.
by Tânia

Profª Tânia e alunos do 9ºano. Gestar II.

Profª Tânia e alunos do 9ºano. Gestar II.

Professora Lêuda e alunos.

Professora Lêuda e alunos.
by Tânia

Alunos da 1ª série do Ensino Médio preparam Seminário

Alunos da 1ª série do Ensino Médio preparam Seminário
alunos do 6º ao 9º ano prestigiaram o Seminário

Os autores das Biografias e suas "imagens" no Painel.

Os autores das Biografias e suas "imagens" no Painel.
postado por Tânia

Biografias e Auto retrato dos alunos.

Biografias e Auto retrato dos alunos.
postado por Profª Tânia

O Novo Código Ortográfico

O Novo Código Ortográfico