A aprendizagem não só ocorre quando o aluno fica sentado e de preferência quieto, como muitos julgam, outros acreditam que quanto mais o aluno esteja envolvido só com os conteúdos e a fala do professor eles aprendem.
A nossa Escola vem desenvolvendo ao longo desses anos, diversas ações de aprendizagem e no ano de 2006, realizou um projeto que priorizasse as danças do nosso Estado e região, buscou a parceria de um Coreógrafo e Professor de dança, Marcos, do Grupo BALANÇART para despertar no(a) nosso(a) aluno(a) o prazer dos passos das danças que ainda não estavam incluídas no projeto: frevo, ciranda, coco, forró.
Apesar dos recursos ínfimos, os esforços já dão alguns resultados. Isto porque o trabalho desenvolvido, visava privilegiar não só os estilos mencionados, mas o prazer de estar na escola.
Ações como essas vem somar com o que é oposto a "disciplina" do ficar quieto, porque é preciso ver o aluno na sua totalidade como um ser único, ávidos por encontros mais interessantes com a escola e com seus professores.
Todos sabem que a educação deve ser global, voltada para inclusão de todas as áreas, e isso pressupõe a dança como ARTE. Elemento fundamental para se expressarem e contribuírem para minimizar os conflitos existentes dentro da escola, bem como ajudar no processo de ensino aprendizagem. E é a dança que dá esse tom colaborativo para diminuir as tensões que por ventura possam vir a existir.
Não importa o grau de escolaridade, deve-se priorizar a livre expressão do corpo. É um erro entender que movimentos perfeitos, tipo Ballet ou um padrão técnico imposto, gera a ARTE e assim deve-se entender. Pelo contrário internaliza a insegurança e a competitividade entre os alunos. Não que isso seja ruim, mas o objetivo principal é despertar o prazer de dançar.
Devemos entender a partir do pressuposto de que o movimento é uma forma de expressão e comunicação, objetivando torná-lo um cidadão crítico, participativo e responsável, capaz de expressar-se em variadas linguagens, desenvolvendo a auto-expressão e aprendendo a pensar em termos de movimento como prevê os PCNs. Foi a partir desse pensamento que o projeto implantado, trabalhou também o pensamento do aluno de que as danças melhores são as impostas pela Mídia, e assim resgatamos o gosto pela dança não só regional, mas acima de tudo o prazer de dançar e de estar na escola.
Hoje, já existe um grupo formado pelas alunas Janine, Ana Paula, Aparecida, Jamires que já desenvolvem qualquer coreografia quando solicitadas.
Tânia Maria Rabelo
sábado, 11 de julho de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
A foto da mama africa esta reepresentando o pais da africa que cuida de seus filhos.
ResponderExcluirTodas aquelas garotas,são as "GATAS" da 7-a.
Beijos as alunas da 7-a:Geisse e bruna♥♥♥