sexta-feira, 10 de julho de 2009
Escola agência de Letramento
Escola: agência de letramento
Como toda prática social, a leitura e a escrita precisam ser ensinadas, pois não são habilidades que nos sejam inatas.
Antes da existência de um sistema formal de educação em massa, o domínio da leitura e da escrita era adquirido através da interação informal entre grupos diversos da sociedade. Aprendia-se a ler e escrever em casa, na fábrica, na igreja. Aprendia-se através do uso de folhetos, cartas, livros de oração etc., ou seja, através de textos que circulavam no cotidiano das pessoas.
Com a instituição da escolarização formal na Europa do século XVIII, a escola tornou-se a única instituição autorizada a ensinar a ler e a escrever. A partir de então, o processo de ensino destas habilidades substituiu os textos utilizados no cotidiano por um material escrito elaborado para uso escolar. Instituiu-se, assim, o chamado letramento escolar.
Atualmente, discute-se se a escola como uma das principais agências de letramento na sociedade contemporânea tem o direito de restringir o acesso dos alunos a apenas determinadas práticas de letramento. Principalmente se levarmos em conta que, para boa parcela da sociedade brasileira, a escola é o único meio de acesso à aprendizagem da língua escrita. É dever, portanto, das instituições educacionais permitirem à sua clientela o acesso aos diferentes tipos de letramento.
Na esteira dessa discussão, evidencia-se o debate sobre o papel da escola no letramento digital dos seus educandos.
NEHTE-UFPE
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