domingo, 5 de julho de 2009

Aprender aprender

Projetos com as TICs pode se incluir no projeto geral da escola?


Deve. Mas não como elemento figurativo. A forma de trabalhar com as TICs (Tecnologia de Informação e Comunicação) em sala de aula, representam um salto qualitativo para a escola, para os alunos e para o profissional da educação.
No entanto, esta concepção passa primeiro pela maneira como o educador entende as formas como se aprende e se constroi os conhecimentos. A visão de permitir que muitos compartilhem, colabore é oposta ao modelo tradicional. Isto porque as TICs lançam uma visão de não apenas ser receptor, mas acima de tudo emissores de conhecimento e informação, o bom é que seja orientados pelos professores.
É dentro dessa perspectiva, que os profissionais da educação precisam se apropriar dessa pedagogia e rever suas práticas, planejando os assuntos a serem vivenciados pela turma ao longo do ano letivo. Utilizando-as como um suporte a mais, e não um modelo único de aprendizagem . Um bom exemplo é um blog na sala de aula.
O blog nos dá a oportunidade de investigar e intervir nos textos dos alunos, fazendo comentários instantâneos ou mesmo ajudando-os em buscas. Ajudando-os a serem autônomos nas pesquisas, já conscientizados para os perigos existentes, bem como os direitos autorais.
A existência de um espaço virtual na escola, principalmente em sala de aula, já dá a dimensão da riqueza que será as aulas nesse espaço.
A infinidade de links disponíveis, informações, imagens, fóruns, possibilidades infinitas de aprendizagem, com certeza, eles apontarão outras alternativas de buscas, superando até o mestre. É óbvio que muitos dos alunos já conduz esse processo com facilidade e muitos até melhor do que seus professores. A visão desse entendimento deve ser ampliada e discutida para que muitos despertem para o saber que eles já trazem de casa e do mundo.
Dentro desse processo entra a interdisciplinaridade, naturalmente, e vem corroborar com o conceito de trabalho colaborativo e aprendizagem colaborativa, que deve partir dos docentes, fazendo da interação tecnológica uma “arma” a mais para o aprendiz ser escritor e leitor competente.
É indiscutível incluir no projeto geral da unidade escolar, ficando mais prazeroso transpor as barreiras dos muros da escola com autonomia de aprender e ensinar, despertando acima de tudo para a cidadania.

Cordialmente,

Tânia Maria Rabelo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

seu comentário será analisado e posteriormente publicado.

Professor Umberto e as atividades de Matemática. Gestar II.

Professor Umberto e as atividades de Matemática. Gestar II.
by Tânia

Profª Tânia e alunos do 9ºano. Gestar II.

Profª Tânia e alunos do 9ºano. Gestar II.

Professora Lêuda e alunos.

Professora Lêuda e alunos.
by Tânia

Alunos da 1ª série do Ensino Médio preparam Seminário

Alunos da 1ª série do Ensino Médio preparam Seminário
alunos do 6º ao 9º ano prestigiaram o Seminário

Os autores das Biografias e suas "imagens" no Painel.

Os autores das Biografias e suas "imagens" no Painel.
postado por Tânia

Biografias e Auto retrato dos alunos.

Biografias e Auto retrato dos alunos.
postado por Profª Tânia

O Novo Código Ortográfico

O Novo Código Ortográfico