domingo, 26 de julho de 2009

É difícil um bom Gestor, mas existe...

Agradar a todo mundo a gente sabe que é impossível. Mas qual é o perfil de um bom gestor ou gestora ? Possuir as características de um excelente Gestor também é difícil , mas veja se o Gestor de sua Escola possui algumas dessas:


1) Ter predisposição para trabalhos coletivos. Saber trabalhar em equipe, ouvindo os segmentos que atuam na escola: professores, alunos, pais, comunidade e governo, afinal o que se deseja é que a pessoa tenha espírito democrático e faça uma gestão participativa.

2) Ser articulador dos segmentos internos e externos. O gestor deve ser uma pessoa que esteja sempre aberta ao diálogo,mesmo que alguns segmentos não saibam dialogar,buscando a maior interação possível com esses grupos em favor do desenvolvimento de sua escola.


3) Ter iniciativa e firmeza de propósito para realização de ações : o diretor precisa ser uma pessoa sempre disposta a estimular e incentivar as ações positivas de seu estabelecimento, sempre que possível encabeçando essas iniciativas ou à frente delas, junto das pessoas que as iniciaram.

4) Ser conhecedor dos assuntos técnicos, pedagógicos, administrativos, financeiros e legislativos: o diretor deve estar atualizado com relação a todos esses temas e como eles afetam a gestão da escola.

5) Ter espírito ético e solidário: o diretor precisa conduzir suas atribuições sempre respeitando os princípios éticos, com imparcialidade e isenção, mas sem ser ausente e distante dos acontecimentos. Também deve promover que todos na escola também respeitem estes princípios.


6) Conhecedor da realidade da escola: o diretor precisa conhecer não apenas a escola internamente, mas a comunidade envolta da escola. Ele deve entender o contexto da sociedade em que a escola está inserida, conhecer o meio onde os alunos vivem, entender suas famílias e descobrir os problemas que cercam a escola e também os pontos positivam existente envolta dela. O diretor precisa saber que tudo o que acontece fora da escola acaba exercendo influência dentro dela.


7) Ter credibilidade na comunidade: o diretor precisa ser uma pessoa que transmita credibilidade, quer na sua conduta profissional, como pessoal e até mesmo na familiar. As pessoas, na maioria das vezes, avaliam o comportamento do diretor da escola com o comportamento que ele apresenta na vida social. Portanto, é de se esperar que a pessoa que venha a ser diretor de uma escola, seja uma pessoa de credibilidade junto a comunidade que ele representa.


8) Ser um defensor da educação: o diretor precisa acreditar no modelo de ensino, nas práticas educacionais e no sistema de educação como um todo. Deve também ter compromisso na elaboração e execução das políticas públicas e, além de acreditar, deve repassar para os outros, esse seu entusiasmo.


9) Ter liderança democrática e capacidade de mediação. Sabemos que estamos sendo repetitivos, mas o diretor para poder dirigir a escola precisa saber ouvir a todos, dividir responsabilidades e ser capaz de mediar conflitos e oposições. Somente assim é que ele irá construir uma gestão democrática e participativa.


10) Ser capaz de auto-avaliar-se e promover a avaliação do grupo. O diretor precisa saber que nem sempre está certo e que nem sempre tem razão, nem ele e muitas vezes nem o grupo. Por isso, ele deve ser capaz de reconhecer isso e tomar as medidas necessárias para corrigir suas deficiências e as deficiências do grupo. Entenda isso, como um sinal de humildade. Ao fazer uma avaliação de si mesmo e do grupo o diretor está tendo a grande oportunidade de medir seus erros e acertos e corrigi-los a tempo antes que seja tarde demais e comprometer todo o seu trabalho e o trabalho de sua equipe.


11) Ter a capacidade de resolver problemas: o diretor deve ser capaz de ver, ouvir, sentir o problema no momento e no local onde está acontecendo, sem fugir dele e sem tentar adiar a sua solução. Os problemas sempre irão existir e o diretor deve dar encaminhamento a eles, procurando resolve-los de forma definitiva e não tomando medidas paliativas que somente acobertem o problema naquele momento, permitindo que mais tarde eles se repitam. Sempre busque a ajuda e a participação de outras pessoas para ouvir suas opiniões sobre a questão e dividir as responsabilidades pelas decisões tomadas.

12) Ser transparente e coerente nas ações. O diretor deve sempre tomar conhecimento de todas as ações e decisões e fazendo isso de forma antecipada não esperando que venham primeiras as cobranças para só depois dar esclarecimentos, pois isso pode gerar dúvidas sobre a sua gestão, causando um clima de desconfiança entre as pessoas. Portanto, a palavra chave é comunicação. O diretor deve prestar contas de seus atos e, para isso, poderá utilizar os diversos meios de comunicações existentes e disponíveis na escola para dar clareza e retidão aos seus atos. Não deve agir por impulso e demonstrar coerência entre aquilo que ele diz e aquilo que ele faz.


autora Rosângela rosangelaeducaparaofuturo
Parabéns Professora Ana Maria.

2 comentários:

  1. queria que vcs fala sem com a minha tia para ela voutar para essa escola pois ela sente muita saldade de ser diretora pois ela dedicava muito a essa escola eu sou sob5rinho dela meu ome e manoel e estudo no if pe de vitoria de santo antao e queria que minha tia vouta se para ai

    ResponderExcluir
  2. aaa.todos nóis pensamos da mesma forma ke vc...+ estamos sem contato cm ela..se tiver favos passar para agente e o seu tambm vlw

    ResponderExcluir

seu comentário será analisado e posteriormente publicado.

Professor Umberto e as atividades de Matemática. Gestar II.

Professor Umberto e as atividades de Matemática. Gestar II.
by Tânia

Profª Tânia e alunos do 9ºano. Gestar II.

Profª Tânia e alunos do 9ºano. Gestar II.

Professora Lêuda e alunos.

Professora Lêuda e alunos.
by Tânia

Alunos da 1ª série do Ensino Médio preparam Seminário

Alunos da 1ª série do Ensino Médio preparam Seminário
alunos do 6º ao 9º ano prestigiaram o Seminário

Os autores das Biografias e suas "imagens" no Painel.

Os autores das Biografias e suas "imagens" no Painel.
postado por Tânia

Biografias e Auto retrato dos alunos.

Biografias e Auto retrato dos alunos.
postado por Profª Tânia

O Novo Código Ortográfico

O Novo Código Ortográfico