quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Hipertexto e tecnologias digitais

Resenha Crítica: Hipertexto e Tecnologias de Aprendizagem


O texto do Professor Dr. Antônio Carlos Xavier sobre Hipertexto e tecnologias de Aprendizagem trata de inserir historicamente os docentes sobre a persistência humana em comunicar-se, envolto com as inúmeras tecnologias desde a pré-história até os dias atuais, advindas com o computador. Situa-nos sobre os conceitos de sujeito, língua e sentido para compreendermos o texto ou hipertexto e as modificações sociais ocorridas na escrita e as suas formas de registro, fazendo um levantamento das tecnologias existentes até o suporte imaterial: a tela digital.
Mas, compreender o sentido de texto ou hipertexto e suas modificações sociais requer entender a linguagem dos sujeitos que as usam em diferentes situações, haja vista elas só adquirem vida se usadas dentro de um contexto, não sendo diferente com a escrita.
À intensa evolução da linguagem faz o autor citar Wittgenstein, na obra Investigações Filosóficas apresentando-nos o entendimento de hipertexto como “jogos de linguagem”, tipo um jogo onde analisamos as peças (palavras) e a situação atual do jogo (contexto) e os parceiros (interlocutores) para atingir seus objetivos específicos, focamos no interlocutor e uso que ele faz dessa linguagem. A linguagem é acima de tudo atividade viva em eterna interação com o mundo.
Ainda o autor nos informa que a escrita trouxe para a humanidade consequências e que as TDICs (Tecnologia Digitais de Informação e Comunicação) também, devendo-se ao perfil novo de usuário formado a partir das tecnologias digitais. E também afirma os mais diversos gêneros textuais existentes. E que eles foram e são essenciais para “explicitar”, “descrever”, “consolidar”, “documentar”, “reconhecer” e “formular” toda e qualquer ação do homem.
Devem acompanhar paralelamente a evolução dessa linguagem os seus suportes, assim como a linguagem varia de contexto, as idéias e pensamentos e a perpetuação devem ter suporte de maior durabilidade, não teria sentido permanecer como nos tempos das cavernas. Essa visão tem causado reflexões das mais diversas, muitas vezes, distorcidas, por isso Xavier esclarece que “o livro é um suporte, não é informação, é um meio cultural e não a própria cultura, é parte de um sistema, que inclui: autor, leitor, editor, etc.”. E defini o hipertexto já que tem sido utilizado por diferentes usuários “uma tecnologia enunciativa híbrida e flexível que dialoga com outras interfaces midiáticas e acondiciona formas outras de textualidade”.
A sociedade quer um novo olhar das instituições de ensino na forma ensinar e aprender. Seria assim o poder incomensurável das TDICs e a Internet, tendo como objetivo ajudar e aumentar tudo que se faz e se pode fazer nas atividades humanas, segundo o autor: “Assim as tecnologias entram na vida da humanidade desde sempre com o propósito de auxiliar e ampliar o poder de ação do ser humano no mundo”. O benefício vem da agilidade e velocidade, onde o aprendiz deseja aulas diferenciadas como: atividades interativas, texto não- linear aprendizado autodidata e outras possibilidades aos alunos. Tem o educador o papel, então, de estar inserido tecnologicamente e entender as características do hipertexto. Mas para a contribuição ser valorosa, é necessário o educador redimensionar o modelo pedagógico existente usado por muitos educadores. Xavier (2007) propõe um modelo (Re) construcionista centrado no estudante com equilíbrio, ensino dinâmico, trabalho coletivo e aprendizado customizado.
São inevitáveis as múltiplas possibilidades de contribuições das TDICs e a Internet nos processos de ensino- aprendizagem, porém as instituições escolares devem instrumentalizar os educadores, como também ajudá-los a repensar e se reconhecer dentro dessa Cultura digital chama de Revolução Tecnológica.
Tânia Maria Rabelo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

seu comentário será analisado e posteriormente publicado.

Professor Umberto e as atividades de Matemática. Gestar II.

Professor Umberto e as atividades de Matemática. Gestar II.
by Tânia

Profª Tânia e alunos do 9ºano. Gestar II.

Profª Tânia e alunos do 9ºano. Gestar II.

Professora Lêuda e alunos.

Professora Lêuda e alunos.
by Tânia

Alunos da 1ª série do Ensino Médio preparam Seminário

Alunos da 1ª série do Ensino Médio preparam Seminário
alunos do 6º ao 9º ano prestigiaram o Seminário

Os autores das Biografias e suas "imagens" no Painel.

Os autores das Biografias e suas "imagens" no Painel.
postado por Tânia

Biografias e Auto retrato dos alunos.

Biografias e Auto retrato dos alunos.
postado por Profª Tânia

O Novo Código Ortográfico

O Novo Código Ortográfico