quinta-feira, 25 de junho de 2009



Mário Benedetti: Por que Cantamos

Se cada hora vem com sua morte
se o tempo é um covil de ladrões
os ares já não são tão bons ares e a vida é nada mais que um alvo móvel

você perguntará por que cantamos

se nossos bravos ficam sem abraço
a pátria está morrendo de tristeza e o coração do homem se fez cacos antes
mesmo de explodir a vergonha

você perguntará por que cantamos

se estamos longe como um horizonte
se lá ficaram as árvores e o céu
se cada noite é sempre alguma ausência e cada despertar um desencontro

você perguntará por que cantamos

cantamos porque o rio esta soando
e quando soa o rio / soa o rio
cantamos porque o cruel não tem nome
embora tenha nome seu destino

cantamos pela infância e porque tudo e porque algum futuro e porque o povo
cantamos porque os sobreviventes e nossos mortos querem que cantemos

cantamos porque o grito só não basta e já não basta o pranto nem a raiva
cantamos porque cremos nessa gente e porque venceremos a derrota

cantamos porque o sol nos reconhece e porque o campo cheira a primavera e
porque nesse talo e lá no fruto cada pergunta tem a sua resposta

cantamos porque chove sobre o sulco e somos militantes desta vida e porque
não podemos nem queremos deixar que a canção se torne cinzas.


Antologia Poética – Mário Benedetti – “só quando transgrido alguma ordem o futuro se torna respirável”.Editora RecordDigitação Camila Ferreira

Cem Anos de Xilogravura


quarta-feira, 24 de junho de 2009

Alunos se preparam para as produções dos desenhos e Biografias...
















A preparação


Pedagogia da Autonomia - Resenha
Por: Walter


Freire introduz Pedagogia da autonomia explicando suas razões para analisar a prática pedagógica do professor em relação à autonomia de ser e de saber do educando. Enfatiza a necessidade de respeito ao conhecimento que o aluno traz para a escola, visto ser ele um sujeito social e histórico, e da compreensão de que "formar é muito mais do que puramente treinar o educando no desempenho de destrezas" (p.. 15). Define essa postura como ética e defende a idéia de que o educador deve buscar essa ética, a qual chama de "ética universal do ser humano"(p. 16), essencial para o trabalho docente.Não podemos nos assumir como sujeitos da procura, da decisão, da ruptura, da opção, como sujeitos históricos, transformadores, a não ser assumindo-nos como sujeitos éticos (...) É por esta ética inseparável da prática educativa, não importa se trabalhamos com crianças, jovens ou com adultos, que devemos lutar (p. 17 e 19).

domingo, 21 de junho de 2009


Segunda-feira, 8 de Junho de 2009
GESTAR II - UMA EXPERIÊNCIA EM MOVIMENTO
O Gestar II aportou em Petrolina - cidade ribeirinha do Vale do São Franisco- no ano de 2009, trazendo na bagagem grandes expectativas para o nosso professor. A partir de seu registro de nascimento, senti e li em cada semblante e na postura dos professores cursitas a vontade de fazer a diferença no cenário de nossa educação.Logo no início da caminhada já dava para arriscar um VAI VALER A PENA porque o NOVO, guiado pelo Programa, tornou-se a vitrine da sala de aula. Assim sendo, a cada encontro, os relatos iam crescendo, e, hoje temos um volume grandioso de experiências vividas e compartilhadas.Com efeito, os resultados esperados na primeira unidade, segundo nossos cursistas, já sinalizaram melhoria no índice de aprovação de nossos alunos. Estamos no caminho, cuidando dessa terra com mãos de quem QUER colher.Aparecida Brandão
Postado por aparecida brandão às 09:26









Gincana Cultural/ A Equipe "É lendo que se cresce" foi a que mais retirou PETs do Meio Ambiente


Um dos objetivos da consciência Ecológica é incentivar as pessoas a mudarem pequenos hábitos diários que promovam soluções simples e práticas. Mas que acima de tudo possam ser vividos diariamente e nos possibilite um estilo de vida mais saudável e sustentável. No ano de 2007 a Escola NM6, teve como foco ações que preservasse o Meio Ambiente. No entanto, a base de ser ecologicamente correto reside na atitude. O projeto vivenciado na escola precisa ser retomado para que as ações trabalhadas não caiam no esquecimento. Como também, não basta ter consciência é necessário praticá-la, vivendo cotidianamente pequenos projetos, ações que comecem a nos mover em direção à sustentabilidade.


sábado, 20 de junho de 2009



Alunos elegem Ariano Suassuna Logo no início da volta às aulas, prevista para 09 de julho, os alunos da escola NM6 assistirão da 1ª série “A” do ensino médio, a peça de Ariano Suassuna “O Auto da Compadecida”. Peça “eleita” por eles para ser encenada, mas que infelizmente não puderam concluir a tempo. A encenação ficou prevista para o segundo semestre.
Já os alunos do 1º C encenaram na Quadra da Escola o clássico do dramaturgo e autor de telenovelas Dias Gomes (1922/1999): O Pagador de Promessas, cuja primeira montagem ocorreu em São Paulo, em 1960. Foi a 1ª apresentação do da turma como atores, eles foram muito aplaudidos, graças ao empenho do grupo que não mediu esforços para a conclusão dos ensaios. A direção ficou por conta de Kris Stefany do 1º C. E ela relata que todos incorporaram bem os personagens, apesar de alguns desistentes, a turma não desanimou . A cena mais emocionante, segundo relatos de alunos das outras séries, foi quando o Zé do Burro levou um tiro porque queria entrar na Igreja. A apresentação foi no dia 12/06/09.


A diretora do espetáculo Stefany e o Love Marciano.







domingo, 14 de junho de 2009

,
Dia dos Namorados
Festejos Juninos
Em quase todas as regiões do país o São João é comemorado com muita alegria. Essa tradição se torna cada vez mais forte quando se trata do Povo Nordestino. Nos Projetos de Irrigação não é diferente, muitas vezes, a festa fica por conta das Escolas que se preparam para não deixar morrer os Festejos. A Escola Núcleo de Moradores 6, Supervisionada pela Gestora Adjunta Silvana Arêdes , abriu no dia 12/06/09 suas portas e recebeu visitas de toda e qualquer pessoa que por lá transitou e quis se divertir.
A Festa batizada pelos alunos de Arraiá dos Namorados teve muita alegria, descontração e organização, pois os alunos com ajuda dos funcionários prepararam cartazes, faixas, cenários, balões, bandeirolas para comemorar este dia tão esperado no calendário escolar. Houve muito concurso de forró, barraca com comidas típicas, Rainha do Milho, quadrilhas, leilão, teatro, cantadores, duplas sertanejas e a presença de muitas famílias, prestigiando seus filhos, o que prova e evidencia que é uma das Festas mais populares do Brasil.
By Tânia

sexta-feira, 12 de junho de 2009

Alunos preparam Festa para o Dia das Mães.

Alunos preparam Festa para o Dia das Mães
A Escola Núcleo de Moradores-6 tem como uma de suas diretrizes o estreitamento dos laços entre família e Escola, acreditando ser este o caminho para conduzir os jovens a uma formação ética e humana. Assim, marcada para o dia 16 de maio de 2009 (sábado) no pátio da Escola, foi comemorado o Dia das Mães. A coordenação e os alunos se organizaram e prepararam grandes surpresas para homenageá-las. Planejada há mais de um mês pelos alunos candidatos ao Grêmio, a festa não poderia ter sido melhor. A diretora da Escola, Ana Maria, conta que foram eles que sugeriram a preparação de apresentações, decoração, presentes e cobraram dos demais alunos uma participação efetiva. Muitos ajudaram na preparação da Decoração e no Café da Manhã. Na ocasião foi sorteado vários brindes e uma cesta com produtos de beleza.
A animação ficou por conta do aluno Moisés 6º ano B tarde (palhaço) com músicas alusivas ao tema e várias apresentações , com o incentivo e orientação de todos os funcionários, criando uma atmosfera colaborativa.
Todos estão de PARABÉNS!!!!!
Profª Tânia e Kris Stefany

domingo, 7 de junho de 2009

Gestora : Ana Maria da Silva
Gestora Adjunta: Silvana Arêdes
Secretária: Cícera Cilene Valeriano
Educadoras de Apoio: Dulcineta Coelho e Núbia Novaes
Corpo Docente:
Antônio Umberto Granja: Matemática, Física e Química
José Costa Brito: Matemática, Ciência
Tânia Maria Rabelo: Português
Lêuda Fernandes: Português
Evandite do É: Filosofia, Sociologia e Arte
Vera Lúcia de Araújo: Ciências
Maria Bernadete Castro Passos: Inglês
Edimar Paulino: História
Eliane Lopes: Biologia
Neilde de Souza : Geografia e Arte
Núbia Novaes: História e Cultura Pernambucana
Clécia Brito: Professora Polivalente e de Arte
Ana Paula Quirino: Professora Polivalente
Ana Paula Evangelista: Professora Polivalente
Maria do Perpertuo:Professora Polivalente
Sônia Magali:Professora Polivalente
Terezinha de Jesus: Professora Polivalente
Administrativos:
Dona Lourdes Barros
Dona Sônia Maria
Seu Antônio Leite
Rosemary
Pedrina
Márcia

Professor Umberto e as atividades de Matemática. Gestar II.

Professor Umberto e as atividades de Matemática. Gestar II.
by Tânia

Profª Tânia e alunos do 9ºano. Gestar II.

Profª Tânia e alunos do 9ºano. Gestar II.

Professora Lêuda e alunos.

Professora Lêuda e alunos.
by Tânia

Alunos da 1ª série do Ensino Médio preparam Seminário

Alunos da 1ª série do Ensino Médio preparam Seminário
alunos do 6º ao 9º ano prestigiaram o Seminário

Os autores das Biografias e suas "imagens" no Painel.

Os autores das Biografias e suas "imagens" no Painel.
postado por Tânia

Biografias e Auto retrato dos alunos.

Biografias e Auto retrato dos alunos.
postado por Profª Tânia

O Novo Código Ortográfico

O Novo Código Ortográfico